Não é fácil gerir recursos humanos numa altura em que o desemprego está a aumentar. Para debater as repercussões desta realidade na gestão de recursos humanos, a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto (ESEIG) promoveu o VII Encontro de Recursos Humanos.

Para Dora Martins, professora na ESEIG e coordenadora desta iniciativa, a organização deste encontro permite aos estudantes de recursos humanos ganhar consciência de que “é muito importante não darem como assumido o facto de terem um diploma de licenciatura. Isso não traduz as competências e os conhecimentos que são suficientes para as exigências actuais das nossas empresas.”.

eseig_doramartins.jpgPara além da discussão da importância dos programas de formação contínua como forma de atingir a eficiência de uma empresa, esteve também sobre a mesa de discussão a problemática da “gestão do (des)emprego”, dando especial relevo à problemática da ética empresarial e da abordagem do trabalhador como “uma pessoa” e não somente como uma peça “dispensável” de uma linha de montagem.

Segundo Dora Martins, vivemos numa altura de grande dificuldades de emprego: “não só é difícil conseguir um bom emprego, como mantê-lo por mais precário que este possa ser. Isto traz grandes desafios aos diplomados, exigindo uma preparação para gerir pessoas numa situação instável”.

Um encontro com um percurso de sucesso

Esta é a sétima vez que o ESEIG realiza o encontro de recursos humanos. A ideia surgiu pela mão da docente Adelina Garcia antes do curso formar os primeiros licenciados. Para além dos alunos reflectirem sobre os desafios que a profissão comporta, estes encontros tornam-se numa excelente oportunidade da escola se aproximar do tecido empresarial.

“Hoje temos 90 empresas participantes, que se inscreveram, patrocinaram ou foram orientadores de estágio de alguns dos nossos alunos, e demonstraram disponibilidade para virem cá. Noventa pessoas diz alguma coisa no contexto de 240 lugares disponíveis, sendo que a nossa prioridade são os alunos.”, explicou Dora Martins ao JPN.

A edição deste ano dividiu-se em dois painéis. O primeiro com o tema “Alinhamento Organizacional: Da eficiência individual à eficácia global” e o segundo ao debate da questão da “Gestão do (Des)emprego: o foco nas pessoas”.

Texto e foto: Anabela Couto
Hugo Manuel Correia