José Sócrates anunciou hoje, segunda-feira, que o Governo decretou luto nacional para quarta-feira pela morte do líder carismático do PCP, Álvaro Cunhal. A decisão foi tomada após ter sido ouvido o Presidente da República.

“Dada a dimensão cívica e política do falecido, o Governo decidiu, ouvido o Presidente da República, decretar o luto nacional para a próxima quarta-feira, dia 15 de Junho, data em que se realizará o funeral”, refere o comunicado de imprensa enviado às redacções pelo gabinete do primeiro-ministro.

No comunicado salienta-se ainda que “Álvaro Cunhal é uma das grandes figuras políticas portuguesas do século XX, cuja história marcou pela tenacidade e coragem com que defendeu e lutou pelos seus ideais e pelas suas profundas convicções políticas”.

Sócrates aproveita ainda para expressar o seu “sentido pesar ao Partido Comunista Português pelo desaparecimento do seu líder histórico”. O chefe do Governo sublinha que o líder histórico do PCP desempenhou, “durante a ditadura e já depois da instauração da democracia, um papel que a história reconhecerá”.

“Álvaro Cunhal foi também um homem de cultura e de notável sensibilidade artística”, acrescentou o primeiro-ministro.

Pedro Sales Dias
Foto: PCP