Uma parte da colecção da Fundação de Serralves, composta por obras de Alberto Carneiro, Fernanda Fragateiro, Filipa César e Harish Fulton vai viajar até ao Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, onde ficará exposta até 2 de Abril.

A mostra, que é inaugurada na próxima sexta-feira, inclui fotografia, instalação e escultura. “Percursos na Paisagem” reúne 11 obras daqueles artistas, e pode ser visitada no Palácio do Centro Cultural de Vila Flor.

Estes “percursos” entendem a paisagem “como uma construção interior da individualidade do artista e elemento primordial na sua relação com o mundo”, refere a instituição em comunicado.

A obra do escultor Alberto Carneiro estará representada por sete trabalhos. Ainda de acordo com a mesma nota de imprensa, Alberto Carneiro “constrói com o seu trabalho uma reflexão particular sobre a condição da arte enquanto criação de uma evidência da natureza na construção da relação humana com o mundo”.

Em “Os 4 elementos” (1969-70), Carneiro “propõe um espaço dentro do espaço”, em que uma estrutura cúbica elaborada em ferro e plástico contém terra, água, madeira carbonizada e uma árvore viva, que constituem os “referentes dos quatro elementos que surgem evocados pelas fotografias” dispostas ao longo das paredes da estrutura.

O inglês Hamish Fulton, cujo trabalho começou a ser reconhecido a partir do final da década de 60, terá duas obras expostas. O trabalho de Fulton desenvolve-se a partir de “longas caminhadas” que o artista empreende sozinho. “As experiências decorrentes desses percursos são trabalhadas e materializadas em fotografias”, refere o comunicado.

Filipa César vai apresentar um trabalho de vídeo em que “um lento plano em movimento da câmara sobre uma cama sugere uma paisagem com um relevo particular”.

A instalação “Casa com Pátio”, de Fernanda Fragateiro, é composta por “duas estruturas de madeira de dimensão idêntica assentes no chão, uma preenchida com terra e um relvado natural, a outra com uma grande almofada cujo padrão de tecido relembra um trabalho de Piet Mondrian”.

JPN
Foto: DR