Já a partir da próxima segunda-feira, 24 de Abril, será mais caro viajar na TAP. A transportadora aérea vai aumentar as tarifas, através de um aumento da sobretaxa de combustíveis, para fazer face à subida dos preços do petróleo no mercado internacional.

O aumento previsto abrange as viagens de médio e longo curso. Mas as sobretaxas nas viagens para as regiões Autónomas dos Açores e da Madeira permanecem inalteradas.

De acordo com a empresa, a sobretaxa nas viagens de médio curso aumenta de 12 para 15 euros, enquanto nas rotas de longo curso o aumento é de 35 para 40 euros.

A sobretaxa de combustível foi criada pela TAP, em Agosto de 2004, para fazer face à subida dos preços dos combustíveis.

Desde essa altura, este é o quinto aumento da sobretaxa, sendo que a última subida verificou-se a 1 de Setembro.

Em 2005, a TAP voltou a apresentar prejuízos, depois de dois anos consecutivos de lucros, com um resultado líquido negativo de 9,9 milhões de euros que a transportadora imputou aos encargos com os combustíveis.

TAP poderá começar a comprar combustível com a Star Alliance

A TAP poderá ainda este ano começar a comprar combustíveis em conjunto com a Star Alliance, admitiu hoje, quarta-feira, o administrador-delegado da transportadora aérea portuguesa, Fernando Pinto, citado pela Lusa.

A transportadora aérea já faz parte da Star Alliance há um ano. Esta constituiu recentemente uma empresa, a Star Fuel, para fazer a aquisição conjunta de combustíveis e que permitiu já no ano passado uma poupança de 17 milhões de dólares às companhias aéreas que integram a aliança.

As contas da TAP de 2005, apresentadas no início deste mês, revelaram que a factura com combustíveis atingiu o valor de 287 milhões de euros, mais 93 milhões que o valor previsto pela companhia aérea.

No orçamento para 2006, a transportadora conta com um preço de 63 dólares por barril de petróleo, depois da média de 57 dólares por barril verificada durante 2005 e que ultrapassou em 12 dólares os preços previstos pela TAP.

Gina Macedo
Foto: DR