Muito se podia decidir na penúltima jornada do campeonato, nomeadamente o acesso directo à Liga dos Campeões e as disputas pela permanência. Tudo ou quase tudo se manteve. Na frente, Benfica e Sporting venceram e não alteraram as suas posições. No final da tabela, o Penafiel ainda não conheceu os “companheiros” de descida, ficando tudo guardado para os últimos 90 minutos da Liga.

O FC Porto, já campeão, queria continuar a festa no seu estádio e assim aconteceu. Os “dragões” não facilitaram e venceram o Guimarães por 3-1. Desta forma, os vitorianos, actualmente num perigoso 17º lugar, viram as suas contas muito mais complicadas para a permanência. Há quem fale num “milagre” mas tudo vai depender da matemática dos últimos jogos.

Benfica e Sporting venceram e guardam a discussão pela “Champions” para o último jogo. O Sporting parte com a vantagem de dois pontos e só precisa de um empate para garantir o segundo lugar. O Benfica tem obrigatoriamente de ganhar e esperar por um deslize dos “leões”. Nesta jornada, os “encarnados” despediram-se da Luz com um golo de Anderson frente ao Setúbal. Os “leões” foram vencer ao terreno do Rio Ave por 1-3. A equipa de Paulo Bento regressou aos golos após três jornadas sem marcar e deixou os de Vila do Conde numa posição complicada na corrida pela manutenção.

Na zona das competições europeias, o Braga, já apurado, concedeu um empate frente ao Gil Vicente. A equipa de Barcelos conseguiu assim, um ponto importante para as contas da permanência mas permanece abaixo da linha de água. Ainda a discutir o último lugar de acesso à UEFA, o Nacional venceu o Boavista, ultrapassando os axadrezados na tabela e dependendo apenas de si para assegurar o 5ºlugar.

Mais descansados, a União de Leiria venceu a Naval por 2-0 e o Marítimo empatou a uma bola no seu estádio com o Paços de Ferreira. Deste modo, a Naval fica obrigada a vencer no próximo jogo, enquanto que os pacenses conseguem um ponto importante na deslocação à Madeira.

Quem garantiu matematicamente a permanência foi o Estrela da Amadora. A equipa da Reboleira venceu o Penafiel. A vitória por 1-0 foi sofrida mas fez o Estrela respirar de alívio para poder encarar a última jornada com mais tranquilidade. Belenenses e Académica foram responsáveis pelo único nulo da jornada e viram a decisão da manutenção adiada para o último jogo.

Sónia Santos