A ausência do presidente da Câmara de Lisboa foi o primeiro ponto referido e lamentado por Rui Rio no discurso que deu hoje, terça-feira, na estação de S. Bento, no Porto.

A ausência manchou a conferência de apresentação da série de maratonas a realizar entre os próximos dias 9 e 10 de Setembro. Um dos objectivos será aproximar simbolicamente Porto e Lisboa e promover a coesão social, num evento em que se estima que participarão cerca de 30 mil pessoas.

Outro intuito das corridas promovidas pelo Clube do Stress é doar 10 carrinhas Mercedes adaptadas para o transporte de incapacitados. A doação irá decorrer ao estilo de estafeta, sendo doada uma carrinha por cada cidade contemplada com a presença de atletas e não só. As corridas vão decorrer ao longo de 37 horas consecutivas, por 32 percursos.

Também o primeiro-ministro José Sócrates deverá correr em Setembro, como anunciou num depoimento lido pelo presidente do Clube do Stress, João Paço.

A secretária de Estado Adjunta da Reabilitação, Idália Moniz, frisou que “as pessoas com deficiência e incapacidade no nosso país perfazem cerca de 10% da população e estão muito aquém de verem cumpridos os direitos que lhes estão constitucionalmente assegurados, sendo tão importante a garantia de cumprimento dos direitos como a mudança de atitude que a sociedade portuguesa deve tomar”.

Também presente na apresentação, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, chamou a atenção para o atraso de Portugal em termos nesta área, situado no último lugar na Europa no âmbito do apoio à prática desportiva, referindo que tal “é de lamentar, porque o desporto é um óptimo veículo para a solidariedade”.

O Clube do Stress evidenciou-se como prova disso mesmo, até porque como foi referido pelo presidente João Paço, “as carrinhas a doar para várias instituições de solidariedade rondam um valor de 60 mil euros cada.”

Rui Rio, numa clara alusão ao lema da corrida, “Unir para Sorrir”, quis ainda salientar o factor de coesão social que implica esta iniciativa, especificamente entre Porto e Lisboa, cujas relações, segundo o presidente da Câmara do Porto, têm bastante por onde evoluir.

As inscrições para a corrida que arranca a 9 de Setembro, às 07h00, junto à Estação de S. Bento, no Porto e termina dia 10, às 20h00, junto à Torre de Belém, em Lisboa, estarão disponíveis a partir do dia 10 de Junho no sítio na Internet do Clube do Stress.

Texto e foto: André Sá