Num queimódromo cheio, a noite pop rock esteve a cargo dos Fingertips e de Melanie C. Eles agradaram, ela arrasou.
O pop rock entrou ontem, sexta-feira, no recinto das Noites da Queima pelas vozes do grupo português Fingertips e da cantora britânica Melanie C. Era a noite dos êxitos: eles têm a música mais tocada nas rádios nacionais (single ‘Cause to love you’) e ela está em 1º nos tops de discos mais vendidos em Portugal.
Na 1ª actuação da noite, dos Fingertips, o recinto ainda se estava a compor. O público presente parecia estar já a marcar lugar para ver a ex-Spice Girl de perto. Na 1ª fila, mesmo colado às grades em frente ao palco, estava um grupo de jovens adolescentes com uma enorme faixa a dizer “Movimento Melanie C” (na foto). Ansiosos, confessaram ao JPN que “conhecem as músicas todas de cor”.
No palco, os Fingertips mostravam que eram mais que uma banda de abertura, ao conquistar o público fixo na ideia de ver Melanie C. Ao tocarem os êxitos “Cause to love you”, “Picture of my own” e “Melancholic Ballad”, agarraram por completo a audiência.
O concerto dos Fingertips é intimista, mas pede a interacção do público. Vive da performance do vocalista, que é mais que um cantor, é um intérprete, mas não descura a preocupação com o cenário (pequenos placards de vídeo dispostos pelo palco).
“Obrigado por fazerem parte deste sonho”, grita o vocalista, Zé Manuel, enquanto canta “Melancholic Ballad”, que encerra o concerto. “Esperamos ter tantos concertos como o de hoje, que foi excelente”, afirma na conferência de imprensa.
“Melanie, Melanie!”
O recinto rebenta pelas costuras e o público, heterogéneo (estudantes, não estudantes, jovens, adolescentes e pais) e ansioso, chama pela cantora britânica. Melanie Chisholm entra no palco e o público delira. O concerto começa com as músicas mais mexidas, ideal para pôr todos a saltar.
“Hello Portugal! Hello Porto!”, grita entre as músicas. A ex-Spice Girl é uma roqueira, mas faz poses sensuais, é uma intérprete com imensa energia em palco, mas conquista os casais enamorados do público. Simpática e acessível, mas irreverente e “bad girl” do rock.
Pega numa pequena bandeira de Portugal enquanto canta duas músicas e agradece sempre com um “Muito Obrigada!”. “This is for all students and F.C.Porto fans”, grita. O público está completamente rendido e canta do início ao fim êxitos dos dois álbuns, como “Better Alone”, “Never be the same again”, “Going Down” e “Next Best Superstar”.
Melanie despede-se: “Thank you, Porto. Good night” e sai do palco. O público grita por ela. Quando se ouvem os primeiros acordes do mega êxito “First day of my life”, deliram. A cantora regressa ao palco com uma câmara de vídeo na mão para filmar a audiência enquanto canta. Todos entoam a letra e acompanham com telemóveis no ar. A música mais esperada foi o momento mais alto da noite.
O espectáculo termina com um remix de “I turn to you”, enquanto são lançados confettis no meio da audiência. A cantora britânica sabe como fazer um concerto. Despede-se com um “hopefully we see you very, very soon”. O público retira-se satisfeito. Melanie C arrasou.