Num queimódromo cheio, a noite pop rock esteve a cargo dos Fingertips e de Melanie C. Eles agradaram, ela arrasou.

O pop rock entrou ontem, sexta-feira, no recinto das Noites da Queima pelas vozes do grupo português Fingertips e da cantora britânica Melanie C. Era a noite dos êxitos: eles têm a música mais tocada nas rádios nacionais (single ‘Cause to love you’) e ela está em 1º nos tops de discos mais vendidos em Portugal.

Na 1ª actuação da noite, dos Fingertips, o recinto ainda se estava a compor. O público presente parecia estar já a marcar lugar para ver a ex-Spice Girl de perto. Na 1ª fila, mesmo colado às grades em frente ao palco, estava um grupo de jovens adolescentes com uma enorme faixa a dizer “Movimento Melanie C” (na foto). Ansiosos, confessaram ao JPN que “conhecem as músicas todas de cor”.

movimento_melanieC_queima06.jpg

No palco, os Fingertips mostravam que eram mais que uma banda de abertura, ao conquistar o público fixo na ideia de ver Melanie C. Ao tocarem os êxitos “Cause to love you”, “Picture of my own” e “Melancholic Ballad”, agarraram por completo a audiência.

O concerto dos Fingertips é intimista, mas pede a interacção do público. Vive da performance do vocalista, que é mais que um cantor, é um intérprete, mas não descura a preocupação com o cenário (pequenos placards de vídeo dispostos pelo palco).

“Obrigado por fazerem parte deste sonho”, grita o vocalista, Zé Manuel, enquanto canta “Melancholic Ballad”, que encerra o concerto. “Esperamos ter tantos concertos como o de hoje, que foi excelente”, afirma na conferência de imprensa.

“Melanie, Melanie!”

O recinto rebenta pelas costuras e o público, heterogéneo (estudantes, não estudantes, jovens, adolescentes e pais) e ansioso, chama pela cantora britânica. Melanie Chisholm entra no palco e o público delira. O concerto começa com as músicas mais mexidas, ideal para pôr todos a saltar.

“Hello Portugal! Hello Porto!”, grita entre as músicas. A ex-Spice Girl é uma roqueira, mas faz poses sensuais, é uma intérprete com imensa energia em palco, mas conquista os casais enamorados do público. Simpática e acessível, mas irreverente e “bad girl” do rock.

Pega numa pequena bandeira de Portugal enquanto canta duas músicas e agradece sempre com um “Muito Obrigada!”. “This is for all students and F.C.Porto fans”, grita. O público está completamente rendido e canta do início ao fim êxitos dos dois álbuns, como “Better Alone”, “Never be the same again”, “Going Down” e “Next Best Superstar”.

Melanie despede-se: “Thank you, Porto. Good night” e sai do palco. O público grita por ela. Quando se ouvem os primeiros acordes do mega êxito “First day of my life”, deliram. A cantora regressa ao palco com uma câmara de vídeo na mão para filmar a audiência enquanto canta. Todos entoam a letra e acompanham com telemóveis no ar. A música mais esperada foi o momento mais alto da noite.

O espectáculo termina com um remix de “I turn to you”, enquanto são lançados confettis no meio da audiência. A cantora britânica sabe como fazer um concerto. Despede-se com um “hopefully we see you very, very soon”. O público retira-se satisfeito. Melanie C arrasou.

Ana Sofia Coelho
Fotos: Paula Teixeira