Colocar a Universidade do Porto (UP) entre as 100 melhores universidades da Europa daqui a cinco anos é a meta mais emblemática da candidatura à reitoria da instituição protagonizada pelo actual vice-reitor Marques dos Santos, enunciada em entrevista ao JPN.

O adversário de Marques dos Santos, José Ferreira Gomes, outro vice-reitor, também quer ver a UP nos “rankings” internacionais, o que exigirá o reforço do “corpo técnico de apoio às actividades e de apoio à investigação”.

Em entrevista, Marques dos Santos revela ainda que quer implementar um modelo de governação “mais eficaz que o actual” e melhorar a imagem pública da UP na comunicação social, ideia também defendida por Ferreira Gomes, e junto dos investidores.

Já Ferreira Gomes promete a resolução dos problemas com as instalações desportivas e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação.

O sucessor de Novais Barbosa na liderança da UP será decidido amanhã, quarta-feira, entre as 8 e as 20 horas, no Edifício Histórico da UP, na Praça dos Leões. O novo reitor será escolhido por escrutínio secreto da Assembleia da Universidade, órgão colegial composto por 250 pessoas.

Ana Rita Basto
Fotos: JPR