Termina hoje, quarta-feira, a Liga dos Campeões. Só falta mesmo encontrar o campeão europeu. A decisão está guardada para o jogo da final entre Barcelona e Arsenal. A partida decisiva joga-se a “meio caminho” entre os dois países finalistas, no Stade de France, em Paris.

Na final encontram-se duas equipas com características diferentes, mas com um percurso semelhante na prova. Os dois clubes não perderam na “Champions”, tendo ambos concedido quatro empates. O Barcelona afirmou-se como o melhor ataque, enquanto o Arsenal regista a melhor defesa da prova.

O Barça parte como favorito e com o rótulo de “melhor equipa europeia actual”. Quem o disse foi o “artilheiro” da equipa adversária, Thierry Henry. Apesar de confiantes para a vitória no jogo de logo, os jogadores do Barcelona desvalorizam o favoritismo e mostram grande respeito pelo adversário inglês.

Os “gunners” querem estrear-se a ganhar na competição. A equipa de Arsène Wenger fez um percurso notável na prova, eliminando gigantes europeus como o Real Madrid ou a Juventus. Do lado catalão, Rijkaard quer ser o treinador responsável pela segunda vitória na Liga dos Campeões. A única vez que o clube conquistou o troféu foi em 1991/92, frente à Sampdoria.

Um campeão europeu inédito ou a consagração do campeão espanhol na Europa são os únicos cenários possíveis no final do jogo de logo. A partida começa às 19h45 e tem transmissão em directo na RTP.

Sónia Santos
Foto: UEFA