"O Código da Vinci", "No Limiar da Verdade", "Desafios da Vida", "O Maior Penalty do Mundo" e "A Comédia do Poder".

“O Castelo Andante” (“Howl’s Moving Castle”) (na foto) estreia esta semana em Portugal. O novo filme do mestre de animação japonesa Hayao Miyazaki traz um romance fantástico da escritora inglesa Diana Wynne.

Sophie, de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando conhece o feiticeiro Howl e é transformada numa velha de 90 anos pela Bruxa do Nada. Assim começa uma odisseia pelas tradições japonesas como Miyazaki bem nos habituou e que lhe garantiu prémios.

“Last Days” é a nova proposta do galardoado Gus Van Sant. Premiado em Cannes com “Elephant”, o realizador traz-nos o percurso dos Nirvana, que culmina com o suícidio do vocalista. Entre a ficção e os factos reais, Van Sant conta a história de Cobain, partindo da personagem Blake (Michael Pitt). Contudo, não se trata de um “biopic” sobre Cobain, mas antes um “exercício poético” que parte de aspectos relacionados com a vida da maior lenda do rock dos anos 90.

O realizador de “Velocidade Mais Furiosa” traz-nos esta semana “Quatro Irmãos”. Mark Walhberg e Andre 3000 são dois dos quatro irmãos que, depois do assassinato da sua mãe adoptiva durante um assalto, reúnem-se para tratar pessoalmente do caso. E à medida que seguem a pista do assassino, rapidamente se apercebem que o modo tradicional de “resolver o assunto” tem novas consequências.

Um bom elenco dá alguma garantia a “Stealth”. O “thriller” conta nas suas fileiras com Josh Lucas, Jessica Biel, Jamie Foxx e Sam Shepard. No enredo, Ben, Kara e Henry fazem parte de uma equipa de elite de pilotos de teste que voam em caças furtivos altamente secretos.

De Espanha vem “O Sétimo Dia”, um drama sobre uma história real de assassinato que encheu as manchetes dos jornais espanhóis na década de 90.

“Golpe a Golpe” é a outra proposta europeia da semana. Conta a história de Bruno Davert, um executivo recém despedido do seu posto de trabalho que fará tudo para manter o seu emprego. Mesmo que seja preciso matar alguém.

“Crónicas” traz John Leguizamo num filme sobre o perigo que os jornalistas correm no exercício da profissão. Um popular repórter de TV viaja para o Equador no encalço de um “serial killer” e decide arriscar tudo para conseguir a história do famoso assassino.