Portugal entrou com o pé esquerdo no Campeonato da Europa de sub-21. A selecção lusa perdeu com a França no jogo inaugural. Um golo de Briand aos 40 minutos foi o suficiente para derrotar a equipa das “quinas”, mas a verdade é que os franceses tiveram várias oportunidades para marcar e dominaram claramente a partida.

Os jovens portugueses até começaram melhor, com Quaresma a ser o elemento desequilibrador, mas a partir da meia hora de jogo os gauleses tomaram as rédeas do encontro. Foi com naturalidade que cinco minutos antes do fim da primeira parte a França se adiantasse no marcador. Após um livre indirecto, Briand saltou mais alto que Rolando e cabeceou para a baliza sem que Bruno Vale conseguisse defender.

Portugal nunca foi particularmente perigoso e das poucas vezes que foi à baliza esbarrou sempre contra a muralha defensiva francesa. Na segunda parte, a consistência da defesa “blue” foi a garantia de uma vitória que põe a França no primeiro lugar do grupo A, a par com a Alemanha (vitória sobre a Sérvia também por 1-0).

Os sub-21 portugueses têm agora de vencer o jogo de quinta-feira, frente à Sérvia e Montenegro, para continuarem a aspirar a passagem à próxima ronda do Europeu.

David Pinto
Foto: UEFA