Começam a ficar definidas as selecções que vão disputar os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. No Grupo B, a Inglaterra carimbou o seu passaporte esta tarde, ao vencer a Trinidad e Tobago por 2-0.

Apesar da vitória, a selecção de Sven-Goran Eriksson voltou a mostrar muitas dificuldades em organizar jogadas de ataque contra a frágil equipa tobaguenha, que ainda assustou o guarda-redes britânico, Paul Robinson. Os golos só surgiram nos últimos dez minutos, quando a Inglaterra já atacava em desespero de causa. O primeiro tento foi da autoria do gigante Peter Crouch, após cruzamento de David Beckham. A vitória inglesa foi selada, já depois da hora, com um grande golo de Steven Gerrard.

A Inglaterra passa para os oitavos-de-final, onde vai defrontar ou a Alemanha ou o Equador, os apurados do Grupo A.

Equador, a grande surpresa do Mundial

Os equatorianos voltaram a mostrar que são uma selecção a ter em conta, depois da goleada imposta à Costa Rica. 3-0 foi o resultado final de um jogo que mostrou a qualidade do futebol sul-americano e serviu para garantir a qualificação do Equador para a próxima fase do Mundial. Tenorio, Delgado e o conhecido Ivan Kaviedes (antigo jogador do FC Porto) fizeram os tentos da vitória equatoriana. A Costa Rica também disse adeus ao Campeonato do Mundo.

Suécia vence por 1-0 ao cair do pano

O outro jogo do grupo B colocou frente a frente a Suécia e o Paraguai, duas selecções que disputavam o segundo lugar de apuramento, depois da qualificação da Inglaterra. Os suecos foram os mais incisivos durante toda a partida, atacando muito, mas falhando no capítulo da concretização, tal como acontecera na primeira jornada, frente à Trinidade e Tobago. Os paraguaios atacavam a espaços, mas nunca incomodaram realmente o guarda-redes Isaakson.

O golo da vitória sueca foi marcado a dois minutos do fim. Jogada de ataque começada pelo recém-entrado Elmander e, na área, Ljungberg a cabecear para a vitória dos europeus. Os três pontos conquistados permitem à Suécia pensar na qualificação e no adversário que lhe pode calhar nos oitavos-de-final.

David Pinto
Foto: UEFA