A ministra da Educação vai ao Parlamento quinta-feira dar explicações sobre a decisão de repetir os exames nacionais de Química e Física e a forma como decorreu o processo.

O pedido foi feito ontem, quinta-feira, pelo PSD, que solicitou a presença de Maria de Lurdes Rodrigues num debate de urgência para discutir o que considera ser as “falhas e erros” nas provas de conclusão do ensino secundário.

“Está fora de causa repetir todos os exames”, afirmou hoje, terça-feira, a ministra, citada pela Lusa. Maria de Lurdes Rodrigues considera ser “importante que o país discuta os exames, mas não no sentido de os colocar em causa”.

“É importante que haja tranquilidade para os alunos porque as provas são muito exigentes” e “ainda estão a decorrer”, referiu, à saída da cerimónia dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Pais podem recorrer à justiça

Um grupo de pais e alunos do ensino secundário de Braga manifestou-se esta manhã, frente ao Governo Civil local, onde entregaram uma petição exigindo a repetição dos exames nacionais.

À agência Lusa, Ana Maria Bonifácio, uma das mães presentes no protesto, admitiu interpor, sozinha ou com outros pais, uma providência cautelar para impedir, “não a repetição dos exames de Química e Física, mas a saída das notas até que todos os alunos possam concorrer em igualdade de circunstâncias”.

Ana Maria Bonifácio afirmou que poderá ainda apresentar uma intimação para saber o “porquê das excepções” abertas para Química e Física. “O exame de Matemática teve nota baixa do que o de Física. Por que é que não é este que vai ser repetido?”, questionou esta mãe, que adiantou que os encarregados de educação de Braga estão em contacto com os do Porto para a realização de um protesto semelhante no Governo Civil portuense.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt