O mais recente livro do jornalista Ricardo Alexandre, da Antena 1, compila entrevistas com personalidades iranianas e tem um prefácio do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio. Pretende ser um “contributo para entender o Irão”, diz ao JPN o jornalista da Antena 1.

O livro vai ser apresentado ao público hoje, quarta-feira, na Fnac do Chiado, em Lisboa, com apresentação de Adelino Gomes. Seguem-se as apresentações no Porto, dia 17, às 22h, na Fnac do NorteShopping, e em Coimbra, no dia 18, às 21h, na Livraria Bertrand, no Dolce Vita.

O autor pretende que o livro dê a conhecer o Irão que existe por trás da polémica em torno do seu programa nuclear. “O Irão tem uma cultura riquíssima e a sua população não pode ser dissociada da sua cultura”.

Desta forma, Ricardo Alexandre afirma que ficou surpeendido com o “consenso que os iranianos têm sobre o programa nuclear”, pois todos o defendem. No entanto, o jornalista contactou com algumas pessoas que consideram que “é perigoso se ele cair nas mãos de gente perigosa”.

Ricardo Alexandre passou várias semanas no Irão, ao serviço da Antena 1, e apercebeu-se da “propaganda e do investimento mediático” em torno do programa nuclear.

Joana Vasconcelos
[email protected]
Foto: DR