O fantasma russo voltou a aparecer em Alvalade. O Spartak de Moskovo venceu hoje, terça-feira, o Sporting por 1-3 e deixou os “leões” fora das competições europeias. Depois da derrota frente ao CSKA de Moskovo na final da Taça UEFA, a turma verde e branca voltou a perder com uma equipa russa e terminou o jogo debaixo de um coro de assobios.

E tal como tinha acontecido com o Benfica, o Sporting voltou a entrar mal jogo. Aos sete minutos o Spartak adiantava-se no marcador por intermédio de Pavlyuchenko, que deu a melhor sequência a um remate de Jiranek devolvido pela barra da baliza de Ricardo.

Os Sporting tentou reagir para chegar ao empate que precisava para assegurar a passagem à Taça UEFA. No entanto, foi o Spartak que chegou ao segundo golo num lance que nasceu, uma vez mais, do flanco esquerdo do Sporting defendido pelo brasileiro Ronny – uma das novidades no onze de Paulo Bento.

Um rude golpe nas aspirações da equipa de Alvalade que pareceu algo surpreendida com a forma destemida com que os russos se apresentaram na partida. A verdade é que o relógio marcava ainda o primeiro quarto de hora do jogo e uma reviravolta no marcador era perfeitamente possível.

Carlos Bueno mostrou isso mesmo e, após um centro de Ronny, reduziu a vantagem e a esperança regressava a Alvalade. O defesa esquerdo ainda esteve perto da igualdade, mas foi o Spartak que quase festejou o terceiro golo, através de um livre apontado pelo médio brasileiro Mozart.

No tempo complementar, o jogo cresceu em qualidade e em oportunidades de golo. O Sporting trouxe velocidade dos balneários e os russos criavam sempre muito perigo nas investidas à baliza de Ricardo. Primeiro foi a equipa moscovita que quase voltava a gelar o desanimado Estádio José Alvalade, depois foi Liedson a confirmar o mau momento de forma.

Desesperada à procura do golo, a equipa de Paulo Bento passou a dominar o jogo e a chegar com maior frequência à área do adversário, nem sempre com a objectividade necessária. Liedson ainda atirou à barra, mas foram os russos que ampliaram a vantagem quando a equipa do Sporting estava toda inclinada para o ataque.

Um adeus inglório – e surpreendente – às competições europeias por parte dos “leões” que voltaram a mostrar fragilidades na defesa e enormes dificuldades em criar lances de perigo. E isso na “Champions” paga-se caro.

Barcelona vence Bremen e está apurado

São já 12 as equipas apuradas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Ao Lyon, Real Madrid, Valência, Celtic, AC Milan, Chelsea, Bayern Munique, Inter Milão, Liverpool e ao PSV Eidhoven juntaram-se hoje o Barcelona e a AS Roma que venceram o Werder Bremen e o Valência, respectivamente.

Os restantes apurados são conhecidos amanhã, quarta-feira, naquela que é a última jornada da fase de grupos da prova milionária.

João Queiroz
[email protected]
Foto:SCP