O Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi distinguido com o prémio “Bes Inovação” pela criação do sistema “SeaScout”, desenvolvido no âmbito do projecto PISCIS (Protótipo de um Sistema Integrado para Amostragem Intensiva do Oceano Costeiro).

O SeaScout é um sistema modular de recolha de dados oceanográficos e ambientais no meio submarino, composto por um ou mais veículos submarinos autónomos e pelo sistema de comando Neptus, que pode ser instalado em computadores portáteis.

As características fundamentais do “SeaScout” são o baixo custo do sistema em todo o seu ciclo de vida, a integração das mais recentes tecnologias, a facilidade de operação e interoperabilidade e a integração com outros sistemas.

A demonstração final do projecto foi em Outubro de 2005, na Califórnia, em colaboração com a Universidade de Berkeley. Promoveu-se um encontro autónomo nunca antes realizado entre dois veículos submarinos. Como consequência desta iniciativa, há já interesse por parte de algumas empresas norte-americanas em adquirir este sistema.

Este projecto de investigação de robótica submarina foi realizado em parceria com Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), em consórcio com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). O financiamento esteve a cargo da Agência de Inovação.

No âmbito deste projecto, a Universidade do Porto já assinou um protocolo de cooperação com a Marinha Portuguesa na área da investigação e desenvolvimento de sistemas de veículos submarinos e veículos aéreos autónomos e pilotados remotamente, bem como de sistemas de comando e controlo.

Sara Santos Silva
lj04062 @ icicom.up.pt