Joseph Barbera, parceiro de William Hana, deixou um enorme contributo para o mundo dos desenhos animados. A dupla Hana-Barbera foi a criadora de personagens ainda hoje conhecidas, como “Tom e Jerry”, “Os Flintstones”, “Scooby-Doo” e “Os Jetsons”. Barbera morreu ontem, em Los Angeles, aos 95 anos. William Hana faleceu em 2001.

Joseph Barbera começou a trabalhar com Wiliam Hana em 1937, nos estúdios MGN, na Califórnia. O cartoon “Tom e Jerry” foi a primeira animação que conferiu grande sucesso à dupla Hana-Barbera.

O primeiro filme de Tom e Jerry, “Puss Gets the Boot”, foi nomeado para um Óscar da Academia, em 1940. Ao todo, os desenhos de Tom e Jerry venceram sete Óscares e a dupla Hana-Barbera venceu oito prémios Emmy.

“Quando começámos, as pessoas diziam: ‘Gato e rato? Isto está ultrapassado!'”, contou Joseph Barbera numa entrevista à Associated Press, em 1993. “Achei que não seria necessário diálogo para compreender as histórias em qualquer parte do mundo. Apenas precisávamos de um gato e de um rato, e toda a gente sabia o que ia acontecer”, revelou.

De acordo com o porta-voz da Warner Bros., Gary Miereanu, Barbera morreu ao lado da sua mulher Sheila.

Uma longa parceria

A dupla Hana-Barbera não planeava alcançar tanto sucesso como desenhadores. Barbera cedo descobriu o seu dom para o desenho, quando estudava numa escola católica de Nova Iorque. Mas viu-se na obrigação de pôr a arte de lado e foi trabalhar num banco. Mesmo assim, continuava a desenhar

William Hana estudou engenharia e jornalismo. Começou a dedicar-se a animação pois não tinha outro emprego.

A dupla encontra-se em 1937, nos estúdios da MGN, onde alcançam o primeiro grande sucesso com Tom e Jerry. Hana e Barbera criaram uma nova forma de fazer desenhos animados, usando menos detalhes e mais sequências de imagens.

Nos anos 60, a produtora Hana-Barbera torna-se o mais famoso estúdio de animação no ramo e produz séries televisivas como “Os Flintstones”, “Scooby Doo”, “Jonny Quest” e “Where Are You!”. A série “Os Flintstones” é o primeiro desenho animado que consegue ocupar o horário nobre na televisão americana.

De acordo com William Hana, seu parceiro de mais de 30 anos de trabalho, Joseph Barbera “tinha a habilidade de capturar o humor e a expressão num desenho rápido melhor que qualquer pessoa que eu já conheci”.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt