“CALE-se” é o primeiro festival de teatro amador com carácter competitivo do Grande Porto. Oito grupos de teatro amador, ligados a Associação Nacional de Teatro Amadores (ANTA), vão mostrar os seus trabalhos durante os próximos sábados até 24 de Março, na Associação Recreativa de Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

“Por ser um festival de carácter competitivo vamos privilegiar a qualidade”, diz Cândido Xavier, membro do CALE Estúdio Teatro, que organiza o evento. O festival pretende “fazer com que Gaia volte a ser um ponto de referência para o teatro amador nacional”.

A abertura do “CALE-se“, este sábado, conta com a presença do actor Ruy de Carvalho. A peça de abertura “O sentido da vida” vai ser encenada pelo Grupo Amador de Teatro de Taveiro (Coimbra). Centra-se em temas filosóficos ligados ao mote “a morte visita o teatro”.

Para a escolha dos participantes, foram privilegiados os grupos associados à ANTA. “Tentámos escolher propostas dentro do melhor que se tem feito no teatro amador em Portugal”, refere Cândido Xavier. O organização do festival recebeu muitas propostas, mesmo depois de se terem “encerrado as inscrições”.

O cartaz do Festival, que entra em cena este sábado, é variado. “O teatro amador tem um leque muito aberto”, aponta Cândido Xavier. As peças escolhidas “vão desde peças clássicas até trabalhos mais inovadores, que reflectem a nova dramaturgia”.

“Óscares do teatro”

Os prémios da competição serão “prémios de mérito”. Os vencedores vão receber um troféu feito por uma artista plástica. “É como os óscares do teatro”, ironiza Cândido Xavier.

O grupo CALE vai atribuir prémios para melhor interpretação maculina e feminina, melhor cenografia, melhor luminotecnia, melhor guarda-roupa, melhor sonoplastia, melhor encenação e melhor espectáculo.

Vai haver ainda a atribuição do “Prémio Público”, que vai indicar a escolha do público para o melhor espectáculo. “Estamos a contar que o público aceda ao festival”, diz Cândido Xavier. “Fizemos muita divulgação e somos o único grupo de teatro amador a funcionar em Canidelo, pretendemos alcançar o público da região. Além disso, os espectáculos valem mesmo a pena”.

O Festival “Cale-se” está integrado na comemoração do 21º aniversário do CALE Estúdio Teatro. “O organização de um festival de teatro amador já era um projecto antigo, já estava mais que na hora de avançar com o projecto”, refere.

Alice Barcellos
Foto: DR