Olhar de outra forma para um importante elemento do design gráfico, presente numa infinitude de objectos quotidianos: a tipografia. É o que pretende a exposição “Alfabeto”, inserida num projecto da Fundação Serralves em parceria com o Silo-Espaço Cultural, no Norte Shopping.

Despertar um “olhar atento sobre o design gráfico presente no nosso dia-a-dia” é o objectivo da mostra, explica ao JPN o comissário Andrew Howard, professor da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos.

A mostra, que é inaugurada esta quinta-feira, é composta por cerca de 300 fotografias, das quais 51 são de alunos da ESAD, no âmbito de um projecto da cadeira de Introdução à Tipografia, ministrada por Andrew Howard.

“A mesma palavra pode ter um significado diferente se escrita de uma forma distinta”, realça o comissário da exposição. “Alfabeto” alerta para a “diversidade, forma e significado da letra”, um signo visual muito presente no quotidiano de todos.

Há uma multiplicidade de utilização da tipografia: em papel, plástico, madeira ou aço; coloridas ou não; estáticas ou dinâmicas. Esta diversidade é reflectida nos painéis desenvolvidos pelos alunos da ESAD.

O trabalho começou com uma “recolha fotográfica pela cidade de bons exemplos de letras que nos rodeiam”, explica Mariana Gavina, ex-aluna, que participa na mostra. “O público em geral não tem consciência que o desenho e a forma da tipografia vão influenciar o seu próprio significado. A exposição é muito interessante porque mostra isto mesmo”.

Design no dia-a-dia

“Alfabeto” é a terceira exposição de uma série de seis, intitulada “Idioma”, um projecto centrado nas várias facetas do design gráfico presentes no dia-a-dia. “No nosso quotidiano, estamos rodeados por múltiplas formas de comunicação visual”, aponta Andrew Howard no texto sobre o projecto.

O trabalho dos designers está presente “desde as embalagens de corn flakes aos formulários dos impostos, dos jornais aos sinais de trânsito, dos livros aos anúncios publicitários, dos logótipos comerciais ao web design”.

“Alfabeto” inaugura esta quinta-feira às 22h no Silo-Espaço Cultural, a galeria de arte do Norte Shopping, onde fica patente até 22 de Março, das 13h às 24h. A entrada é livre.

A próxima exposição do projecto “Idioma” será sobre o processo de fazer e ordenar mapas. Ainda não tem data prevista mas, provavelmente, só acontecerá daqui “há quatro meses ou mais”, adiantou o comissário.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt