Termina esta quarta-feira o 13º Encontro da Sociedade Portuguesa de Materiais e a IV edição do Simpósio Internacional de Materiais, organizados este ano pelos departamentos de Mecânica e Metalurgica e Materiais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O objectivo dos encontros científicos, que começaram domingo, é “apresentar estudos feitos nas áreas dos materiais, quer dos novos ou dos mais clássicos, com novas aplicações e propriedades”, adianta Luís Filipe Malheiros, docente da FEUP.

Com o mote “materiais do futuro”, o evento quer ainda mostrar a importância e a beleza dos materiais, a que “muitas vezes se está alheio”. “O aço, que é um material antigo, hoje em dia tem performances completamente distintas. Na indústria automóvel, por exemplo, cada vez se procura desenvolver carros mais resistentes e com menor peso através da utilização de velhos materiais mas com propriedades melhoradas”, exemplifica o professor.

O encontro conta com a presença de especialistas de 35 países do mundo, que desenvolveram trabalhos de investigação a nível mundial.

Materias em exposição no mercado Ferreira Borges

Paralelamente ao evento irá decorrer, de 1 a 7 de Abril, uma mostra sobre materiais, no Mercado Ferreira Borges, no Porto.

“Sensibilizar o cidadão para os materiais, porque tudo o que nos rodeia são materiais, e verificar a complexidade que lhes está associada” são os objectivos da exposição, adianta Luis Filipe Malheiros.

A mostra conta com a presença de cerca de 40 empresas nacionais e internacionais que expõem os seus produtos de forma a captar a atenção dos jovens. O docente da FEUP afirma que foi dado maior destaque a produtos fabricados em Portugal.