O Festival Internacional de Cinema de Cannes começa esta noite, em França, com a estreia mundial do filme “My blueberry nights”, do realizador chinês Wong Kar-Wai.

Este ano, Portugal não tem qualquer filme em competição pela Palma de Ouro, o galardão mais ambicionado. Os portugueses marcam presença apenas na Quinzena dos Realizadores, no Atleier Cinéfondation e no júri do Festival.

O realizador português João Pedro Rodrigues vai estar em destaque no Atelier Cinéfondation, com o seu novo projecto “Morrer como um homem”. A longa-metragem, ainda em fase de escrita do argumento, já tem rodagem prevista para 2008. João Pedro Rodrigues vai participar ainda na Quinzena dos Realizadores com “China, China”, uma curta-metragem co-realizada com João Rui Guerra da Mata.

Pedro Costa, que na última edição do Festival competiu pela Palma de Ouro com “Juventude em Marcha”, vai apresentar este ano a curta-metragem “Tarrafal”. O filme mostra o olhar do realizador sobre o local construído pelo regime salazarista para receber os presos políticos, em Cabo Verde, e insere-se no projecto da Fundação Calouste Gulbenkian “O Estado do Mundo“.

Para assinalar o 60.º aniversário do festival, foram convidados 35 realizadores, entre os quais Manoel de Oliveira, para participar no filme “A cada um o seu cinema”. Trata-se de um trabalho colectivo que reúne curtas-metragens de 3 minutos dos realizadores e que tem estreia marcada para domingo.

A actriz portuguesa Maria de Medeiros vai estar entre os elementos do júri do festival, ao lado de Orhan Pamuk, o Nobel da Literatura, ou do realizador britânico Stephen Frears, o presidente do Júri.

“Sicko”, de Michael Moore, a estreia de “Ocean’s Thirteen”, de Steven Soderbergh, “Death Proof”, de Tarantino ou “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud são alguns dos destaques desta edição do festival que termina a 27 de Maio.