O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a Câmara de Matosinhos decidiram apresentar robôs desenvolvidos por professores e estudantes num ambiente descontraído: frente à praia do Titan.

Os visitantes podem conhecer novas aplicações tecnológicas e interagir com algumas delas. Há aeronaves detectoras de fogos florestais, veículos marítimos, robôs terrestres de busca e salvamento, humanóides (dançam e fazem tarefas próprias dos humanos), jogadores de futebol e outros.

Para Eduardo Silva, professor do ISEP, os trabalhos desenvolvidos nas áreas ambiental e da “recuperação de catástrofes” são os mais importantes. A exposição interactiva “Robótica na Praia” tem tido uma adesão positiva, com uma média de 300 visitantes por dia da semana e mil aos fins-de-semana.

A tenda robótica está instalada, desde o dia 19, em frente à praia do Titan, em Matosinhos, e pode ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 20h00, até domingo. O evento tem entrada livre.