O actual administrador não executivo do grupo Impresa, Guilherme Costa, foi o nome escolhido pelo Governo para substituir Almerindo Marques na gestão da RTP, no mandato de 2008 a 2011. Almerindo Marques tomou hoje, sexta-feira, posse como administrador da Estradas de Portugal.

Guilherme Costa, para além da função ocupada no grupo Impresa, é gestor e professor universitário e membro dos conselhos de administração da Sonae-Indústria, da Portucel e da Soporcel, entre outras empresas.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Santos Silva, afirmou hoje, sexta-feira, na Assembleia da República, que o novo presidente do Conselho de Administração da RTP dá “garantias de uma gestão profissional, independente e rigorosa” da empresa. Acrescentou que “é um gestor profissional com provas dadas, quer em gestão pública, quer em gestão privada”.

A equipa de administradores da RTP (constituída por Ponce Leão, Luís Marques e Costa e Silva) já apresentou a renúncia aos cargos de modo a “facilitar o processo de transição da actual para a próxima administração”, referiu a equipa em comunicado. Guilherme Costa tem agora um mês para constituir a sua equipa.