Arranca esta segunda-feira o primeiro de 30 debates televisivos que vão colocar frente a frente os líderes partidários nas eleições de 10 de março. Fique a conhecer o calendário na íntegra.

Pedro Nuno Santos, líder do PS, inaugura esta segunda-feira os debates televisivos frente a Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal. O debate tem início às 21h00 e vai ser transmitido na SIC. Ainda esta noite, debatem André Ventura, do Chega, e Inês Sousa Real, líder do PAN, às 22h00, na RTP3.

Estes vão ser os primeiros de 30 debates televisivos, 28 dos quais num registo de “frente a frente” entre os líderes dos oito partidos com assento parlamentar: Pedro Nuno Santos (PS), Luís Montenegro (PSD), André Ventura (Chega), Rui Rocha (IL), Mariana Mortágua (BE), Paulo Raimundo (CDU), Inês Sousa Real (PAN) e Rui Tavares (Livre). Dos restantes debates, um conta com a participação dos partidos sem representação parlamentar e o último inclui todos os líderes dos partidos representados no parlamento.

Os debates seguem a mesma estrutura, com cerca de 30 minutos, com exceção do debate entre as duas maiores forças políticas, PS e PSD, em que é apontada uma duração de 1h15 minutos. Os debates mais alargados ainda não têm duração definida, mas vão ser transmitidos em sinal aberto pela RTP, SIC e TVI e respetivos canais informativos (SIC Notícias e CNN), com retransmissão na RTP3. Os horários dos “frente a frente” variam entre as 18h00 e as 22h00.

Fique a conhecer o calendário dos debates televisivos para as Legislativas 2024.

Em discussão, estarão seguramente temas que dominam a agenda política nacional, nomeadamente, saúde, habitação, educação, salários e impostos, bem como possíveis entendimentos pós-eleitorais entre os partidos que vão concorrer às legislativas antecipadas de 10 de março.

Editado por Filipa Silva