O Grand Prix de Portugal ocorreu em Odivelas e inaugurou o circuito mundial do judo, mas não houve medalhas para os atletas portugueses. Já no Grand Slam de Paris, Taís Pina esteve em destaque, no seu primeiro Grand Slam sénior.

O Pavilhão Multiusos de Odivelas foi o palco do Grand Prix de Portugal. Foto: Câmara Municipal de Odivelas

O circuito mundial do judo começou em terras lusitanas, mas os judocas portugueses não conseguiram transformar a vantagem de combater em casa em novidades no apuramento olímpico.

Numa fase marcada por muitas lesões entre os principais judocas nacionais – Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) são exemplos -, o Grand Prix de Portugal ocorreu em Odivelas entre os dias 26 e 28 de janeiro.

Já o Grand Slam de Paris, tido como uma das mais difíceis etapas do circuito, decorreu entre sexta-feira e domingo (4). Num e noutro não houve medalhas nem apuramentos, mas duas judocas estiveram em bom plano.

Bárbara Timo obteve o melhor resultado português em Odivelas

O Grand Prix de Portugal começou no dia 26 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Participaram mais de 600 judocas de 90 países. Embora Portugal tenha sido o segundo país com mais atletas com (27, sendo 17 homens e 10 mulheres), o país anfitrião terminou a competição sem medalhas.

A melhor classificação portuguesa foi para Bárbara Timo, judoca de 32 anos naturalizada portuguesa e nascida no Brasil, que chegou às meias-finais na categoria feminina de -63kg

A atleta do Benfica não só obteve o melhor resultado, como foi a única portuguesa a passar da primeira fase. Nessa, venceu Himanshi Tokas, judoca indiana número 121 no ranking; Kim Ji-Su, sul-coreana que ocupa o 29.º lugar no ranking mundial; e Inbal Shemesh, atleta israelita, 11.ª do mundo. Timo venceu por conta de três shidos (penalidades) da atleta de Israel.

Já nas meias-finais da prova, a judoca portuguesa perdeu para a australiana Katharina Haecker, atual quinta classificada no ranking. A australiana venceu por conta de um waza-ari, embora tenha ficado a uma penalidade de perder o confronto. Na final da categoria, Haecker perdeu para Lucy Renshall, britânica quarta colocada no ranking.

Bárbara Timo (direita) contra Szofi Ozbas (esquerda) em disputa pela medalha de bronze no Grand Prix de Portugal, em Odivelas. Foto: Kulumbegashvili Tamara/International Judo Federation

Na disputa pela medalha de bronze, a portuguesa perdeu para Szofi Ozbas, judoca húngara de 23 anos e atual número sete do ranking. O confronto durou pouco mais de dois minutos, mas foi tempo suficiente para Ozbas fazer dois waza-aris, conquistando assim vitória por ippon.

Além de Bárbara Timo, os mehores entre os portugueses terminaram no nono lugar. Foi o caso de Joana Crisóstomo (-70kg, 22 anos, 59.ª no ranking), Saba Danelia (-73kg, 21 anos, 166.° no ranking), Miguel Gago (-66kg, 20 anos, 110.º no ranking), Otari Kvantidze (-73kg, 20 anos, 130.° no ranking) e Taís Pina (-70kg, 19 anos, 61.ª no ranking). 

Taís Pina conquista grande resultado no seu primeiro Grand Slam sénior

Tal como em Odivelas, os judocas portugueses não conquistaram medalhas em Paris, onde decorreu o primeiro Grand Slam do ano. A competição terminou este domingo (4) e contou com nove atletas portugueses. Destes, apenas uma chegou perto do bronze, mas não conseguiu o pódio. Foi Taís Pina, atleta de apenas 19 anos, da categoria -70 Kg e que disputou o seu primeiro Grand Slam. 

A judoca do Algés e Dafundo teve no Grand Slam de Paris apenas a sua sexta competição ao nível sénior, mas chegou a Paris, cidade que acolhe ste ano os Jogos Olímpicos, com uma medalha de bronze no currículo conquistada no europeu de sub-23, no final do ano passado.

Na capital francesa, Taís Pina começou muito bem ao bater a italiana Raffaella Lelia Ciano. Em seguida, venceu Elisavet Teltsidou, judoca grega que é a atual segunda classificada no ranking da categoria, num resultado surpreendente. A atleta portuguesa venceu por ippon após quase três minutos de disputa. No último jogo do seu grupo, Taís Pina venceu uma judoca da casa, Lila Mazzarino, por ippon.

Taís Pina (direita) contra Margaux Pinot (esquerda) em disputa pela medalha de bronze no Grand Slam de Paris Foto: Kulumbegashvili Tamara/IJF

Mas na fase seguinte, Taís Pina não conseguiu bater outra atleta da casa, Marie Eve Gahie, sétima colocada no ranking. A judoca de 27 anos fez uso do apoio das bancadas para vencer a jovem portuguesa por ippon após apenas sete segundos de combate. Na disputa pelo bronze, a jovem portuguesa perdeu para outra francesa, Margaux Pinot, de 30 anos e 13.ª classificada no ranking. A portuguesa até conseguiu fazer um waza-ari, mas sofreu um ippon após pouco mais de dois minutos de disputa. A vencedora da categoria foi a alemã Miriam Butkereit que derrotou Marie Eve Gahie na final.

Em Paris, estiveram mais oito judocas lusos. Anri Egutidze (-81kg) e Otari Kvantidze (-73kg) registaram duas vitórias e uma derrota, alcançando ambos a terceira ronda das suas categorias. João Fernando (-81kg) venceu um combate e perdeu o segundo, ao passo que Raquel Brito (-48kg), Joana Crisóstomo (-70kg), Rodrigo Lopes (-60kg), Miguel Gago e Thelmo Gomes (-73kg) disputaram, sem sucesso, apenas um combate.