Os Sex Pistols, nome cimeiro da história do punk, são o primeiro nome confirmado no cartaz do Festival de Paredes de Coura, que acontece a 31 de Julho, 1, 2 e 3 de Agosto. O quarteto britânico toca no primeiro dia do festival minhoto.

Autores de “Never Mind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols” (que fez em 2007 30 anos de vida), disco que abalou as consciências da Inglaterra conservadora de então, os Pistols voltaram recentemente a uma nova digressão, em que são recordados clássicos como “Anarchy in the UK”, “EMI” e “God Save the Queen”.

Não inventaram o punk (ele já despontava nos Estados Unidos e em Inglaterra), mas ajudaram a cristalizar o género num disco que se tornou um clássico rock’n’roll. Em 2008, com vários quilos a mais, os Pistols não podem recuperar o choque e o escândalo que causaram (um exemplo: “God Save the Queen” foi banido da BBC pela sua letra que criticava um alegado “regime fascista” vigente na Inglaterra), mas prometem o bom velho circo rock.

Ao site eGigs, o baterista Paul Cook afirmou que a banda “está a falar sobre a hipótese de fazer material novo”, que poderá ser apresentado este Verão, considerando, porém, remota a possibilidade de fazerem um álbum novo.

Os bilhetes para Paredes de Coura já estão à venda nos locais habituais. Até 3 de Março, um passe de quatro dias custa 50 euros. Até 3 de Abril, fica por 60 euros e depois dessa data por 70. O bilhete diário custa 40 euros.