A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) espera receber mais de 300 jovens investigadores na próxima semana. É o 1º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto (UP) e caracteriza-se por se destinar a alunos dos 1º e 2º ciclos.

Entre os participantes do encontro, marcado para os dias 20 a 22, estarão alunos das Universidades de São Paulo (Brasil), Austin e Rutgers (EUA). A iniciativa está aberta a toda a comunidade académica.

O vice-reitor da UP, Jorge Gonçalves, explica que o encontro quer “dar uma oportunidade aos jovens que estão a fazer trabalhos de investigação na Universidade do Porto, em diferentes áreas, de se encontrarem com outros colegas que estão a participar em experiências semelhantes, bem como dar visibilidade aos trabalhos que já vêm a ser desenvolvidos na UP há alguns anos”.

Troca de experiências

Jorge Gonçalves acrescenta que o encontro serve como ponto de partida para uma troca de experiências entre alunos nacionais e estrangeiros. Será também palco para uma primeira apresentação de trabalhos dos jovens investigadores.

Durante os três dias, os participantes vão poder assistir à “apresentação dos trabalhos dos alunos, num figurino semelhante ao do congresso científico, a um período de discussão e também a dois workshops”, explica Jorge Gonçalves.

O vice-reitor acrescenta que os jovens investigadores vão poder estar em contacto com o futuro director do Centro de Investigação Fraunhofer Portugal, Dirk Elias, perito em investigação aplicada, bem como tomar conhecimento da experiência de alguns universitários que estão a tentar construir as suas próprias empresas.

Aprender com os mais velhos

Jorge Gonçalves refere que o evento vai contar igualmente com a presença de “vários investigadores seniores da UP, de áreas e épocas diferentes, que vêm dar o seu testemunho” e com os quais os jovens investigadores podem aprender.

Durante três dias, os jovens investigadores nacionais e estrangeiros vão poder mostrar ao público os trabalhos que têm vindo a desenvolver, bem como tomar conhecimento de outros projectos discuti-los entre si e com um painel de avaliadores.