O preço da água no Porto vai aumentar 2,75%, um valor próximo dos 2,1% de inflação prevista para este ano, anuncia a autarquia local em comunicado.

O valor da subida é metade do aumento que deverá ser aplicado pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP) – 5,5%, segundo a autarquia -, mas pelo qual a Câmara do Porto não quer esperar, já que tem que fechar o orçamento para 2008.

A Águas do Porto vai “acomodar metade do aumento do preço da água, suportando um significativo custo adicional que terá de ser compensado com novas reduções de custos e novos ganhos de produtividade ao longo do presente ano”.

O presidente da câmara, Rui Rio, já tinha afirmado, em Outubro do ano passado, que o aumento dos preços da água na cidade seria inferior ao cobrado pela AdDP, considerando que seria injusto que os consumidores pagassem um “imposto escondido”.

“Este escasso aumento para 2008 e o aumento zero que foi praticado em 2007, só são possíveis graças à nova gestão e aos enormes ganhos de produtividade que a empresa municipal Águas do Porto tem vindo a conseguir desde a sua criação, há pouco mais de um ano”, afirma a autarquia em comunicado divulgado esta quinta-feira.