Poças Martins, presidente da empresa municipal Águas do Porto, apresentou esta terça-feira, em reunião pública de câmara, o plano de actividades até 2010.

No projecto “Porto Bandeira Azul”, a Praia do Leme é a candidata. Esta praia preenche todos os critérios definidos pelo Instituto da Água (INAG), em observância com as normas europeias, explicou Poças Martins. As obras que decorrem nos molhes do Douro impediram por uma questão de cautela a candidatura das praias de Castelo do Queijo, do Molhe e da Foz, apesar de estas, supostamente, cumprirem os requisitos necessários para a candidatura a bandeira azul.

Águas do Porto passam a controlar perdas de água

No que diz respeito ao projecto “Porto sem perdas” o objectivo é reduzir o volume da compra de água à empresa Águas de Paiva e Douro e aumentar as vendas. Uma das soluções passa pelo controlo activo nas perdas de água. Até ao momento, 30 dos 700 Kms de condutas já foram substituídos. A qualidade e rapidez na reparação de roturas é outra das soluções.

Quanto aos problemas de saneamento a Águas do Porto pretende, num curto espaço de tempo, que todos os prédios fiquem ligados à rede de saneamento, que os esgotos sejam tratados e que, sempre que possível, reutilizados. Dos 152 mil clientes de água, 10 mil não estão a pagar tarifas de saneamento, como adiantou o presidente da empresa.

Há igualmente casas que estão indevidamente ligadas às águas pluviais e aí a aposta é na construção ou reconstrução de ramais de saneamento. A prioridade vai para a zona balnear como referiu Poças Martins.

Os investimentos da empresa Águas do Porto até 2010 rondam os 30 milhões de euros mas a companhia pretende obter algum deste financiamento através dos fundos comunitários, nomeadamente do Quadro de Referência Estratégico Nacional.