A islandesa Björk é a cabeça-de-cartaz para o primeiro dia do Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar. De volta a Portugal, Björk vai apresentar “Volta”, o sexto álbum de estúdio, lançado o ano passado. A islandesa estreou-se em palcos portugueses há cinco anos no Festival Hype @ Meco, em Sesimbra.

O percurso a solo de Björk começou há 15 anos com o álbum “Debut”. No entanto, foi o êxito “It’s Oh So Quiet” (de “Post”), lançado em 1995, que a catapultou para os palcos mundiais. A cantora tem vindo a acumular nomeações e galardões para os mais importantes prémios da música, tendo sido a protagonista do filme “Dancer in the Dark” e a responsável pela abertura da cerimónia dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. O álbum “Volta”, que vai apresentar em Portugal, conta com a participação do produtor Timbaland e de Antony Hegarty, vocalista do grupo Antony & the Johnsons, entre outros.

O Festival Sudoeste comemora a 12ª edição este ano e realiza-se de 7 a 10 de Agosto, novamente na Herdade da Casa Branca na Zambujeira do Mar. Uma das novidades é a actuação diária do grupo de teatro catalão La Fura del Baus. Segundo a TMN, o patrocinador oficial do festival, a noite de recepção ao campista, a 6 de Agosto, vai contar com a actuação de alguns dos mais importantes DJ do mundo.

Joss Stone confirmada no Rock in Rio

A inglesa Joss Stone volta a pisar palcos nacionais a 1 de Junho no Rock in Rio – Lisboa. A cantora tem actuação marcada para o terceiro dia do festival no Palco Mundo. Na bagagem a jovem voz do soul traz o último álbum “Introducing Joss Stone” lançado em 2007.

Joss Stone estreou-se em palcos portugueses com 17 anos na edição de 2005 do Festival Vilar de Mouros. Um ano antes surpreendia o mundo com “The Soul Sessions”, um dos álbuns mais vendidos no Reino Unido em 2004.

O veterano Rod Stewart é outro nome confirmado para o primeiro dia de Junho. Segundo o site oficial do festival, neste dia vai ser permitido o ingresso gratuito de crianças até aos nove anos de idade (inclusive), no âmbito do Dia Mundial da Criança.

Estão também previstas as actuações de David Morales, Dimitri From Paris, Tony Humphries, Mário Roque e Leote no campo da música electrónica.

O nome da inglesa associa-se aos também confirmados Amy Winehouse, Alanis Morissette, Lenny Kravitz, James Morrison, Bon Jovi, Apocalyptica, Metallica e Machine Head.