A oito meses das presidenciais, tudo aponta para que Jonh McCain seja o representante republicano que vai disputar a presidência dos Estados Unidos da América. Do lado oposto continua tudo em aberto, mas os resultados desta terça-feira à noite, no Texas e Ohio, são decisivos para encontrar o democrata que vai defrontar McCain em Novembro.

Neste momento Barack Obama vai à frente de Hillary Clinton no que diz respeito ao número de delegados conseguidos. Obama tem 1303 delegados contra os 1212 de Clinton, contudo ainda faltam mais de 700 para obterem os 2025 delegados e superdelegados necessários para um deles conseguir a nomeação democrata à Casa Branca. Do lado republicano são precisos 1191 e McCain está a menos de 160 delegados de o conseguir.

Até agora, Barack Obama venceu Hillary Clinton em 23 estados, enquanto a senadora por Nova Iorque apenas venceu Obama em 13 estados.

Numa corrida às presidenciais que começou de uma forma amigável, o tom estratégico agressivo tem vindo a prevalecer na troca de ideias entre os candidatos democratas. Clinton questiona a habilidade de Obama para lidar com uma crise de segurança nacional. E quando este argumento surge, Obama critica a senadora nova-iorquina por ter votado a favor da guerra do Iraque em 2002, no Senado.

Ambos os candidatos democratas garantiram que vão acabar com os cortes fiscais para as classes mais ricas, que foram implementados pela administração Bush. O candidato republicano, Jonh McCain, tem dirigido a sua campanha para o sector empresarial e prometeu aos empresários que, se for eleito, vai diminuir de 35 para 25 por cento o imposto sobre o rendimento das empresas.

Os últimos estados a votarem nas primárias são: Wyoming, Misisipi, Pensilvania, Indiana, Carolina do Norte, Virginia Ocidental, Kentuchy, Orégon, Montana, Dakota do Sul e Puerto Rico.