Portugal está qualificado para a fase final do Campeonato da Europa de futebol na Áustria e Suíça, em Junho 2008. Ao telefone do longínquo Qatar, na Península Arábica, Toni, antigo jogador da selecção nacional, afirma ao JPN que “Portugal tem dado indicadores muito positivos” e acredita que a equipa “pode fazer uma boa prestação”. Segundo o ex-treinador do Benfica, a turma das Quinas “pode ficar nos quatro primeiros lugares”.

As críticas do público e dos comentadores desportivos não preocupam Toni. Segundo o ex-internacional, “houve uma fase menos boa no apuramento”, mas “a selecção é forte”, devido à “criatividade e fantasia de Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e Deco”.

“Emigrantes vão apoiar”

Toni acredita que, dada a forte comunidade lusa na Suíça, os apoiantes “vão marcar presença e ajudar a selecção”. O apoio vindo das bancadas pode ser “importante” já que pode levar a “um bom comportamento da selecção”.

Toni tem muitas dúvidas quanto à formação que irá erguer o troféu dia 29 de Junho em Viena. O ex-jogador afirma que vê “muitos favoritos”. Mas, na opinião de Toni, o principal candidato será a Itália.

Toni nasceu em 1946 e somou 33 internacionalizações por Portugal, tendo apontado um golo. O médio, nascido em Mogofres, destacou-se ao serviço do Benfica onde conquistou oito campeonatos e quatro taças de Portugal. Ainda alinhou pela Académica, mas, já como treinador principal, Toni comandou o Benfica e venceu dois campeonatos e uma taça de Portugal.