Um casamento entre a Câmara de Gaia, os Portos do Douro e Leixões, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e o Parque Biológico de Gaia resultou na assinatura de um protocolo em defesa das aves raras no Estuário do Douro.

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, explicou ao JPN que o protocolo, assinado segunda-feira, é um projecto de enquadramento para o espaço do Douro, que garante a protecção da biodiversidade e das aves que permanecem no Refúgio Ornitológico do Estuário do Douro.

Segundo o presidente do ICNB, João Meneses, o objectivo é “parar a perda da biodiversidade na Europa”.

O presidente do Parque Biológico, Nuno Gomes Oliveira, afirmou, em conferência de imprensa, que a proposta apresentada visa, essencialmente, “criar condições para que haja uma maior concentração de aves, proteger as espécies”, “fomentar as actividades de observação, investigação e educação ambiental”.

Diminuir actividades humanas

A proposta visa ainda diminuir as actividades humanas nestas terras alagadiças como a prática de BTT, de moto 4×4, cães na zona, trilho de jeep, passear a cavalo, menciona Marco António Costa.