A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou, esta quinta-feira, o crescimento do emprego na região Norte no quarto trimestre de 2007 face ao período homólogo, contrariando a tendência negativa do último ano.

“Trata-se da mais importante descida da taxa de desemprego, em termos homólogos, ao longo dos últimos seis anos”, indica o relatório “Norte Conjuntura” (em PDF), realizado de três em três meses pela CCDR-N.

De acordo com o documento, a taxa de desemprego fixou-se em 9,1%, quatro décimas abaixo do valor do trimestre anterior e seis décimas abaixo dos últimos três meses de 2006. Apesar da ligeira descida, a taxa de desemprego no Norte mantém-se significativamente acima da nacional que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, se situou, no último trimestre de 2007, nos 7,8%.

Menos 24 mil desempregados

Segundo números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), citados pela CCDR-N, o número de desempregados registados na região caiu de 208 mil em 2006 para 184 mil em 2007.

O aumento de 24 mil empregos durante esse período ficou a dever-se sobretudo ao crescimento nas actividades imobiliárias e prestação de serviços, saúde e acção social (mais 20,6%), às actividades financeiras (mais 9,7%) e ao comércio e reparação (mais 3,9%).

Os ramos de actividade que mais empregos perderam foram os dos transportes, armazenagem e comunicações (menos 9,1%), da educação (menos 4,5%) e da construção (menos 2,3%).

Em relação a igual período de 2006, no último trimestre de 2007 o salário médio na região Norte subiu 0,7%, bastante abaixo da inflação anual de 2,6%.