O número de dadores e colheitas de sangue no país têm vindo a aumentar – em 2007 foram colhidas 206.641 unidades de sangue, mais 10.790 do que em 2006 -, mas ainda não estão nos níveis desejados, revelou o Instituto Português do Sangue. Esta quinta-feira assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue.

Os postos de recolha fixos regionais são os que registam uma maior subida na dádiva de sangue, onde se destaca, entre outros, a região do Porto. Em declarações ao JPN, Ofélia Alves, do Centro Regional do Porto do Instituto Português do Sangue (IPS), considera haver “um balanço muito positivo” na medida em que “tem aumentado muitíssimo o número de dadores no Porto”.

A responsável pelo serviço de promoção e programação de colheitas adiantou que, em 2007, o Centro Regional do Porto realizou 93.506 consultas a dadores e a colheita de 68.337 unidades de sangue, “um aumento de 8% relativamente a 2006”.

Apesar do aumento de dadores e colheitas, as reservas de sangue “ainda não estão nos sete dias desejados”, explica Ofélia Alves, que acrescenta que o objectivo é “tornar as reservas mais confortáveis, para os sete dias e não os quatro de distribuição normal”.

De momento, os grupos sanguíneos com maior carência são o A+ e o O-, este último “mais utilizado do que a percentagem normal, porque é usado em neonatologia, ou seja, nos recém-nascidos”, diz a responsável do IPS-Porto.

Campanhas nas faculdades em Abril

As campanhas de sensibilização têm aumentado e, segundo Ofélia Alves, uma das missões do instituto é “ir cada vez mais perto dos dadores” – “ir às empresas, às escolas, às faculdades e outros”.

A idade média dos dadores de sangue em Portugal ronda os 45 anos. 25% dos dadores tem menos de 30 anos. Incentivar cada vez mais jovens para a dádiva de sangue é um dos objectivos do IPS.

Ofélia Alves relembra a importância da sensibilização para a dádiva e defende que as campanhas “devem ser orientadas para todo o público, com uma incidência grande no público jovem”.

A responsável do IPS-Porto adiantou ainda que, no mês de Abril, o IPS vai iniciar um conjunto de campanhas junto do público universitário que vai consistir na colheita de sangue em todas as faculdades das universidades do Porto e do Minho.

IPS disponibiliza oito novas viaturas de colheita móvel

O IPS vai disponibilizar novas viaturas de recolha móvel de sangue. São oito as novas viaturas de colheita das quais “duas são para Lisboa, duas para Coimbra e três para o Porto”, disse Ofélia Alves.

As viaturas, apresentadas esta quarta-feira, na comemoração dos 50 anos do IPS, foram desenvolvidas com meios mais modernos para transportar a equipa de colheita e para atender os dadores.