Foi apresentado esta segunda-feira o novo serviço de atendimento telefónico do Gabinete do Munícipe (GM). Através do número 222090400, os cidadãos podem obter informações gerais sobre o município, consultar o andamento de processos ou, simplesmente, apresentar sugestões ou reclamações. Para aceder a todas estas áreas o cidadão terá de se registar na recepção do GM, junto à câmara; caso contrário, apenas terá acesso a algumas.

O novo serviço telefónico vem complementar os atendimentos presencial e on-line, já disponibilizados pelo gabinete, e juntos constituem um “sistema multicanal integrado”. Por exemplo, o cidadão pode dar seguimento por telefone aos assuntos que deixou pendentes no atendimento presencial, uma vez que o serviço telefónico tem acesso à informação relativa àquele contacto.

A directora do Gabinete do Munícipe, Olga Maia, espera que os 13 postos de atendimento telefónico facilitem o acesso à informação, diminuam os encargos administrativos e reduzam o tempo de espera do órgão, actualmente cerca de 14 minutos. O próximo passo é racionalizar os recursos humanos, de acordo com a procura aos diferentes serviços.

Contrariar a burocracia do sector público

Para o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, o novo serviço contraria a burocracia da administração pública. O autarca sublinha que o novo serviço telefónico baseia-se na “óptica do cliente”.

O Gabinete de Munícipe, criado em 2004, conta actualmente com 650 atendimentos presenciais por dia, um aumento de 27% face aos resultados do ano inicial. No entanto, segundo dados da autarquia, pela recepção do GM passam, diariamente, cerca de 860 pessoas, contando, por exemplo, com os utilizadores do Espaço Internet.