O líder social democrata defende uma RTP sem publicidade, salientando que isto não custará “um tostão” aos contribuintes.

Na próxima quarta-feira, o PSD vai entregar na Assembleia da República uma proposta de alteração à Lei da Televisão. Em Vila Nova de Gaia, esta segunda-feira, Luís Filipe Menezes afirmou que continua a “dar corpo ao que se comprometeu” quando foi eleito líder do PSD.

Apontou o dedo aos actuais chefes de Estado, referindo que “o Governo tem condicionado os canais em sinal aberto”, visto que “tem obsessão de controlar tudo e todos”. “Sou um defensor do serviço público, e uma televisão pública sem publicidade será bastante positivo”, frisou.

Como solução, o social-democrata refere que os 50 milhões de euros canalizados através das receitas publicitárias podem ser utilizados para abater a dívida da RTP, em vez de serem empregues em custos correntes. “Esta nossa proposta não custa um tostão ao cidadão contribuinte”, sublinhou.

Quando questionado sobre as críticas à sua liderança no PSD, Menezes recusou comentar, assegurando que vai manter-se “na corrida pelo menos até 2013”, confiante numa vitória eleitoral em 2009.