O Presidente da República indigitou o presidente do PSD por considerar que a "AD venceu as eleições em mandatos e em votos" e, depois de o secretário-geral do Partido Socialista ter "confirmado que seria líder da oposição". O líder da AD terminou a noite com a primeira declaração ao país enquanto primeiro-ministro indigitado.

A futura composição do governo vai ser conhecida a 28 de março. Foto: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

Passava pouco depois da meia-noite, quando o líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, foi indigitado pelo Presidente da República como primeiro-ministro. A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa aconteceu após o presidente do Partido Social Democrata (PSD) ter sido recebido pela segunda vez no Palácio de Belém, em Lisboa.

“Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o Secretário-Geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro, apresentando oportunamente ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional”, pode ler-se na nota oficial publicada no site da presidência.

Terminada a reunião, o líder do PSD fez a primeira declaração ao país, na qual disse que a composição do governo vai ser conhecida na próxima semana. “Acertei com o Presidente da República que, de hoje (quinta-feira) a oito dias, no dia 28, virei apresentar-lhe a composição do futuro Governo, tendo também acertado com ele que a data da tomada de posse será no próximo dia 2 de abril“, disse aos jornalistas. 

Quanto à urgência na indigitação, explicou que tal aconteceu por ter reuniões marcadas para a manhã desta quinta-feira (21) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com os líderes do Partido Popular Europeu. Era importante fazê-lo hoje, apesar desta hora tardia“, esclareceu.

A contagem final dos votos da emigração ficou concluída antes da segunda reunião entre Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro. Confirmou-se, assim, a vitória da Aliança Democrática (AD), com 80 deputados, mais três do que o PS, que fica com 78 deputados. O Chega manteve-se como o terceiro partido mais votado, com 50 deputados.

Na rede social “X”, António Costa felicitou Luís Montenegro pela sua indigitação e disse que o Governo vai “assegurar a melhor colaboração” na transição de pastas para o novo governo.  


Editado por Inês Pinto Pereira