O estudo que a Junta Metropolitana do Porto (JMP) encomendou à consultora Deloitte e à Faculdade de Economia do Porto (FEP) foi apresentado, quarta-feira. Segundo o documento, a melhor opção passa por uma parceria público-privada, onde os interesses públicos seriam assegurados pelas autarquias.
Ricardo Gonçalves, manager da Deloitte, disse que o estudo demonstrou que não é desejável “uma sociedade gestora única de aeroportos em Portugal”, o que significaria uma perda da autonomia da gestão do aeroporto Sá Carneiro .
Os modelos alternativos de gestão do aeroporto do Porto são: monopólio público, parceria pública, gestão privada e monopólio privado. Foram ainda analisadas duas parcerias público-privada – numa a parte pública diz respeito ao Governo, na outra a uma entidade regional ou local.
Rui Rio afirmou que só sexta-feira é que a Junta Metropolitana do Porto vai dar o seu parecer sobre o melhor modelo a adoptar. O autarca salientou que “o aeroporto é decisivo em termos estratégicos e a JMP não tem perdão se não assumir o tema”.