A ministra da Saúde, Ana Jorge, criou uma comissão para a elaboração de um plano estratégico de reordenamento da rede hospitalar da Área Metropolitana do Porto.

De acordo com o despacho publicado esta segunda-feira em “Diário da República”, a comissão, liderada por Fernando Araújo, vice-presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), deverá avaliar as necessidades de cuidados de saúde hospitalares e proceder ao diagnóstico da oferta hospitalar existente e da sua adequação, tanto em termos quantitativos, como qualitativos.

Até 31 de Janeiro de 2009, o grupo de trabalho deverá ainda “identificar necessidades, priorizadas, de investimento em novas instituições, atendendo aos trabalhos já desenvolvidos e elencando outros que eventualmente seja necessário levar a cabo”, bem como desenvolver estudos para ajustar a oferta hospitalar existente às necessidades.

O despacho recorda que está em fase de negociação final o concurso para o novo Hospital de Braga, num modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Também em regime de PPP avançarão, “a curto prazo”, os novos hospitais de Vila Nova de Gaia e da Póvoa do Varzim/Vila do Conde, com o objectivo de “substituir e racionalizar equipamentos já desadequados”. Os novos hospitais de Lamego e Amarante, o Centro Materno-Infantil e o Centro de Reabilitação do Norte encontram-se em fase de concurso.

Estão ainda em preparação os estudos de novos projectos hospitalares para Barcelos, Fafe, Oliveira de Azeméis e Valongo/Gondomar. Em fase avançada estão os projectos de modernização do Centro Hospitalar do Nordeste, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Guimarães, do Hospital de São João e do Centro Hospitalar do Porto.

Para além do vice-presidente do conselho directivo da ARSN, fazem parte do grupo de trabalho Suzete Gonçalves, vogal do conselho directivo da ARSN, Adriano Natário, director da Unidade Operacional de Investimentos em Instalações e Equipamentos, da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), Fernando Tavares, director do Departamento de Estudos e Planeamento da ARSN, Maria José Barros, vogal de conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, e Ana Sofia Ferreira, adjunta do gabinete da ministra da Saúde.

Os resultados intermédios do trabalho desenvolvido pela comissão deverão ser reportados ao gabinete da ministra até 1 de Novembro de 2008.