Pode estar para breve a descoberta de uma vacina contra a meningite B. O grupo farmacêutico Novartis testou a vacina no Reino Unido e obteve resultados satisfatórios. Segundo um comunicado emitido pelo grupo britânico, foi alcançada uma resposta imunitária positiva nos 150 bebés, o grupo com maior risco de contrair a doença.

A vacina da Novartis pode ser a primeira a garantir protecção contra a doença meningococal, uma das tipologias mais graves de meningite. Hoje em dia, durante o primeiro ano de vida, os bebés são vacinados contra os três tipos de infecções mais comuns que causam meningite (HiB, pneumococcal e meningite C), mas é a infecção meningococal (meningite B) a responsável pela maioria das mortes.

Os bebés analisados foram vacinados em quatro doses: aos dois, quatro, seis e 12 meses. As respostas ao fim da quarta dose foram de 100%, 98% e 93%, o que garante imunidade aos três tipos de meningite B analisados. Agora, os investigadores vão continuar a trabalhar, no sentido de verificar a protecção da vacina aos outros tipos de meningite B.

“Muita satisfação” entre a comunidade médica e científica

Em declarações ao JPN, a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que estes resultados são fruto de um “processo muito complexos e rigorosos”, mas não escondeu o seu entusiasmo pela descoberta.

“As expectativas são positivas e de muita satisfação. Toda a comunidade médica e científica encontra-se muito satisfeita com esta possibilidade”, salientou Graça Freitas, que acredita que, “se tudo correr bem”, uma vacina contra a meningite B poderá ver a luz do dia dentro de “dois a três anos”.