O projecto MatrizPix, empreendido pelo Instituto dos Museus e da Conservação e realizado no âmbito do Programa Operacional da Cultura e no quadro da utilização das novas tecnologias da informação para acesso à cultura, foi apresentado, esta terça-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

O principal objectivo é promover o acesso ao património cultural móvel nacional e reforçar a presença dos museus e palácios nacionais na Web, permitindo a investigadores, estudantes, museus, editoras e outras entidades pesquisar e encomendar as imagens sem precisar de mais do que um computador.

Segundo o Instituto dos Museus e da Conservação, ficarão disponíveis pela primeira vez ao público na Internet cerca de 30 mil imagens das colecções dos museus e palácios nacionais.

No total, foram cerca de 30 os museus que aderiram a esta iniciativa, entre os quais os museus de Aveiro e Guarda e os museus nacionais de Arqueologia, Arte Antiga e Teatro.