O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) é celebrado este sábado, 18 de abril, este ano, via online. Diversas fundações e museus aderiram à iniciativa e disponibilizaram recursos virtuais para celebrar a data. O tema da edição de 2020 é o Património partilhado – culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada.
Tendo em conta as limitações que se fazem sentir este ano devido ao surto do novo coronavírus, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) incentivou a partilha de diversas atividades online, que vão desde sessões de poesia a visitas virtuais, passando por documentários e webinários.
Num dia que por norma incluía entradas gratuitas em diversos espaços culturais, o JPN deixa algumas sugestões de instituições do Grande Porto que vão celebrar o património e fazer chegar algumas atividades à casa dos portugueses:
- Fundação Marques da Silva – acesso a arquivos documentais de arquitetura
- Centro Português de Fotografia – visita virtual
- Fundação de Serralves – atividades em família; vídeos de espetáculos, performances e conferências; filmografia de Manoel de Oliveira; arquivo online da Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
- Freguesia de Paranhos – sessões de poesia
- Porto Liberal – pré-lançamento virtual do guia turístico
- Pavilhão da Água – visita através da App
- Rota do Romântico – estreia de filme promocional temático e exposição online
- Museu das Marionetas do Porto – apresentação online do espetáculo “A Cor do Céu” e exposições virtuais
- Património Imaterial da Área Metropolitana do Porto – série documental
- Universidade Portucalense – Webinar “Património e Cultura Partilhados em Tempo de COVID-19”
- Torre, Museu e Igreja dos Clérigos – visita guiada virtual
Até ao momento, estão registadas 377 atividades no programa do DIMS 2020, em Portugal. Além destes projetos, visitar o Google Arts & Culture, e as diversas visitas e exibições online que disponibiliza é outra opção para comemorar a iniciativa.
O DIMS surgiu com o objetivo de aumentar a consciência pública relativamente ao património e aos esforços necessários à sua proteção e conservação. A iniciativa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) foi instituída a 18 de abril de 1982 e aprovada pela UNESCO no ano seguinte.
Artigo editado por Filipa Silva.