A Rua da Picaria entrou no circuito de galerias de arte do Porto. A galeria Dama Aflita inaugurou este sábado com a apresentação de trabalhos de Luis Urculo, artista espanhol que se move entre a ilustração, o desenho, o design gráfico e a “arquitectura efémera”. A exposição está aberta ao público de quinta a sábado, entre as 15h e as 19h.

Sinergias com Miguel Bombarda

A Dama Aflita não tem uma “estratégia de ruptura” com a Rua Miguel Bombarda, a artéria do Porto com maior concentração de galerias, sublinha Dolbeth – quer até criar sinergias. A abertura da próxima mostra deve coincidir com a inauguração de novas exposições em Miguel Bombarda.

A galeria é uma extensão dos objectivos da associação cultural Dama Aflita, desenvolvida por Júlio Dolbeth, Rui Vitorino Santos, professores na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e ilustradores, e a designer Lígia Guedes.

Espaço “pioneiro”

“Promover a ilustração nos contextos nacional e internacional e divulgar os trabalhos dos artistas” são as metas da associação, afirmou ao JPN Rui Vitorino Santos. A inspiração veio de galerias de referência no estrangeiro.

Júlio Dolbeth considera que em termos conceptuais o espaço é “pioneiro em Portugal”. “Sei que já vão abrir mais algumas galerias deste género em breve”, adianta. Desta forma, a Dama Aflita nasce com o intuito de “colmatar a falta de espaços dedicados à ilustração e ao desenho”, confirma Rui Vitorino Santos.

Dignificar a ilustração e o desenho

O Porto é fecundo em bons autores e em bons trabalhos nestas áreas, salientam os dois galeristas e ilustradores. Mas não havia “um espaço específico para expor ilustração”, diz Rui Vitorino Santos. Até agora, os artistas desta área têm exposto noutros espaços, não especializados, e no espaço urbano.

Os três galeristas e Luis UrculoOs três galeristas e Luis Urculo

“Queremos dar dignidade à ilustração e ao desenho, que acabam por ser sempre um bocado subsidiárias de outras artes”, acrescenta Dolbeth.

A comercialização de trabalhos é outro dos aspectos que presidiram à criação da galeria. Até 10 de Janeiro de 2009, as produções de Luis Urculo estão disponíveis para compra. A Dama Aflita já tem a programação completa para 2009, mas as datas ainda estão em negociação.

Percorrer vários territórios da ilustração

Os artistas que vão passar pela Dama Aflita serão maioritariamente portugueses. No entanto, os galeristas estão a trabalhar em futuras parcerias com projectos semelhantes, de modo a realizarem “intercâmbios com artistas vindos de outros sítios”, diz Rui Vitorino Santos.

As exposições vão percorrer diversos territórios da ilustração. Haverá ainda “workshops, cursos e outras coisas que a associação irá desenvolver em paralelo com a galeria”. A parte de ateliê integrada na galeria poderá servir para estas actividades.