A Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com centros de Saúde, clínicas e outras associações do concelho, desenvolveu um plano de saúde que irá abranger cerca de oito mil crianças carenciadas do concelho de Matosinhos.

A saúde oral é um dos principais pontos do projecto apresentado, esta segunda-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro. Para isso, irão realizar-se rastreios em jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo. Se necessário, as crianças serão encaminhadas para tratamento, podendo este ser totalmente gratuito ou parcial, de acordo com a situação económica de cada família.

Segundo Luísa Salgueiro, vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos o objectivo da iniciativa passa por “criar igualdade de oportunidades e fazer com que pessoas carenciadas possam ter acesso à saúde”. Ao mesmo tempo, tenta-se “colmatar algumas falhas do Serviço Nacional de Saúde”, refere a autarca ao JPN.

O plano aposta também na prevenção, com a distribuição de oito mil kits com escovas e pastas dentífricas e acções de sensibilização para pais e alunos. Tudo para incentivar uma boa saúde oral entre os mais novos.

Aposta na educação sexual

Mas as idas ao dentista não esgotam o alcance do plano. O projecto prevê ainda uma posta na educação e na saúde sexual e reprodutiva dos mais jovens, estando prevista a realização de um estudo epidemiológico e acções de prevenção e sensibilização para os estudantes do concelho.

A saúde e educação alimentar e a saúde visual também contempladas. Para a primeira, a promoção de uma alimentação saudável é feita através da distribuição de manuais educativos e acções de formação para pais sobre nutrição. No campo da saúde visual, irão ser realizados rastreios em jardins-de-infância.