Depois de ter garantido apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões ante os espanhóis do Atl. Madrid, é tempo de focagem no campeonato. Este domingo, o FC Porto recebe a Naval, num confronto em que a equipa de Jesualdo Ferreira sabe que, se perder pontos, pode colocar em risco a liderança do campeonato. O apuramento na Europa anima ainda mais as esperanças portistas mas, do outro lado do campo, vai estar uma equipa que vem de uma derrota, em casa, frente ao Benfica e que, no décimo primeiro lugar da tabela, está proibida de perder pontos se não quiser afundar na classificação.

Para o jogo frente aos figueirenses, o técnico dos azuis e brancos não poderá contar com Fucile e Pedro Emanuel lesionados e, em dúvida mas a tempo de alinhar na partida, estarão Hulk e Lisandro López.

Do lado dos «encarnados», apenas 2 pontos negam ao Benfica a liderança. No entanto, no balneário da Luz, mantém-se acesa a esperança no título. Para ver esse cenário concretizado, o Benfica sabe que não pode facilitar frente ao Vit. Guimarães. À excepção do lesionado Moretto, Quique Flores tem todo o plantel à sua disposição, já que Carlos Martins, Suazo e Ruben Amorim foram reintegrados nos treinos. Mas, pela frente, o Benfica vai acolher um Vitória que, em oitavo lugar na tabela classificativa e a 6 pontos do Marítimo, está proibido de ceder pontos se ainda quiser aspirar a um lugar na Europa.

Numa semana muito atribulada, o Sporting recebe o Rio Ave. Depois da humilhação e consequente afastamento da Liga dos Campeões frente ao Bayern de Munique, os «leões» concentram-se, agora, no campeonato. O presidente leonino já garantiu a confiança na conquista do título e os jogadores já afirmaram a “coesão” que, apesar de tudo, continua a reinar no balneário do Sporting.

A apenas dois pontos do segundo classificado, o Benfica, e a quatro do Porto, Paulo Bento irá apresentar, em Alvalade, várias alterações em relação ao «11» que apresentou ante os alemães. Assim, Liedson deverá recuperar o seu lugar ao lado de Derlei. Miguel Veloso voltou a ser excluído, por opção. No entanto, em décimo quinto lugar, os vila-condenses tentam fugir aos lugares de despromoção e, por isso, estão impedidos de perder pontos.

A Europa em disputa na Madeira

Na luta por um lugar na Europa, o Sp. Braga figura no quarto lugar e recebe os estudantes da Académica de Coimbra, animado pela boa exibição no Parque dos Príncipes. Logo atrás, com apenas um ponto de diferença, está o Nacional que protagoniza um dos jogos mais apetecíveis da jornada, o derby da Madeira. Na Choupana, os nacionalistas vão receber o Marítimo que, em sétimo lugar, também aspira a um lugar no campeonato europeu.

O Leixões, que desceu para o sexto lugar mas que está com os mesmos pontos que o Nacional, desloca-se a Paços de Ferreira com o intuito de ascender na tabela classificativa. Com 27 pontos e já com poucas esperanças de alcançar a UEFA está o Vitória de Guimarães, que vai à Luz defrontar o Benfica.

Belenenses e Rio Ave: aviso à navegação

Nos lugares de despromoção, as equipas estão separadas por apenas por um ponto, o que significa que, neste fim-de-semana, muitas mexidas na tabela poderão ocorrer. Em último lugar encontra-se o Belenenses, com 16 pontos que recebe o Estrela da Amadora. Em penúltimo lugar, o Rio Ave, tem, à partida, o jogo mais difícil dos três últimos, ante o Sporting. No entanto, a desmoralização dos «leões» anima os aveirenses.

Em décimo quarto lugar está o Trofense que recebe o Vitória de Setúbal. A equipa da Trofa está a apenas 1 ponto do seu adversário, pelo que se adivinha um jogo muito renhido com vista à fuga da “linha-de-água”.