Lucílio Baptista é o árbitro escolhido pela Comissão de Arbitragem (CA) da Liga de Clubes para dirigir a final da Taça da Liga entre Sporting e Benfica no próximo sábado, no Estádio Algarve.

O juiz internacional, natural de Setúbal, será auxiliado por José Cardinal (A.F. Porto) e Pais António (A.F. Setúbal), sendo que o quarto árbitro será Artur Soares Dias (A.F. Porto). De destacar ainda a presença, na equipa de arbitragem, de um quinto elemento: Luís Ramos (A.F. Setúbal) será o árbitro-assistente de reserva.

Em declarações ao JPN, Lucílio Baptista revelou uma “grande satisfação” por ter sido escolhido pela CA da Liga de Clubes para dirigir a final da Taça da Liga e, já que se trata de um derby, espera que o jogo de sábado seja um bom espectáculo: “As expectativas são as melhores. Defrontam-se duas grandes equipas, naquilo que se convencionou chamar o ‘clássico dos clássicos’ e só espero que todos estejam à altura desta final.”

Apesar da época atribulada que se vive nos dois emblemas rivais da Segunda Circular, Lucílio não tem dúvidas ao afirmar que o jogo de sábado será bem disputado: “Embora não estejam a cumprir todos os objectivos a que se propuseram no início da época, continuam a ser equipas excelentes e saberão bem o que fazer numa partida que decide o troféu de uma competição jovem mas importante a nível nacional.”

O juiz setubalense deu ainda a receita para fazer face à atenção mediática que recai sobre si, enquanto árbitro da final da Taça da Liga. É “com calma e tranquilidade” que Lucílio Baptista encara a aproximação do jogo. “Se no início da minha carreira, ainda entrava nos jogos com aquele nervoso miudinho, agora encaro tudo isto que me rodeia antes e durante o jogo com a maior das normalidades”, explicou.

Esta época, o juiz setubalense dirigiu apenas três jogos que envolveram as duas equipas que sábado disputam a Taça da Liga. Lucílio Baptista esteve presente em dois jogos dos ‘leões’ em Alvalade, aquando da derrota diante do FC Porto (2-1, a 5 de Outubro de 2008) e da vitória sobre o Marítimo (2-0, a 10 de Janeiro), e apitou também no triunfo das ‘águias’ sobre o Leixões (2-1, a 27 de Fevereiro).