A Câmara Municipal de Gaia anunciou, no início desta semana, a construção de seis parques e jardins urbanos, com conclusão prevista para o ano de 2010. Nuno Oliveira, presidente do Parque Biológico de Gaia, a instituição responsável pelos projectos, afirmou, em declarações ao JPN, que o objectivo é “aumentar a área de EVP (espaços verdes públicos) por habitante, com todas as vantagens inerentes.”

Está prevista a criação de seis parques: um junto à urbanização de Vila d’Este, em Vilar do Andorinho, outro em Oliveira do Douro chamado Parque de Santa Marinha Norte, o Parque da Quinta do Castelo, que irá nascer em Crestuma, o Parque da Ponte D. Luís, que se vai localizar na escarpa da Serra do Pilar, o Parque do Vale de S. Paio e o Parque da Quinta dos Castelos, em Coimbrões.

As obras em alguns destes locais vão já ter início nos próximos meses. É o caso do Parque da Quinta do Castelo, em Crestuma, cujo início dos trabalhos está previsto ainda para este mês, o Parque da Quinta dos Castelos, em Coimbrões, com início das obras marcado para Abril, o Parque da Ponte D. Luís I para Maio e o Parque do Vale de S. Paio para Junho.

As questões de cariz ambiental ou requalificação de espaços são uma preocupação natural do Parque Biológico de Gaia. Nuno Oliveira adianta que “em alguns casos há património natural importante a preservar, noutros património cultural, e outros são simples espaços verdes, sem outra função que não seja o recreio e lazer e o aumento de área arborizada”.

Nuno Oliveira prevê que “esta nova série de parques irá custar mais de 1,5 milhões de euros, sendo a fonte principal de financiamento o Município de Gaia.” Alguns dos projectos vão ser comparticipados pelo Quadro De Referência Estratégico Nacional (QREN).