Dois estudantes de mestrado do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver um equipamento destinado a reduzir o consumo de energia dos electrodomésticos. Quando o produto final começar a ser comercializado, as famílias que aderirem podem poupar um mês na factura anual da luz.

O conceito surge da necessidade de reduzir o consumo dos aparelhos quando estão em modo de espera. “Regra geral temos o hábito de usar comandos remotos e deixar os equipamentos em modo stand by e mesmo com eles desligados registam-se consumos residuais consideráveis”, explica Pedro Ribeiro, um dos alunos que desenvolveu o projecto.

Concurso da EDP luta pela eficiência energética

O concurso “Ideias Luminosas” da EDP foi lançado em Maio de 2007 e destina-se a alunos finalistas, inscritos em instituições do ensino superior português. Pedro Ribeiro e Rodolfo Martins, do ISEP, conquistaram uma menção honrosa com o projecto que dá resposta à problemática dos consumos em stand by. Um grupo de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria ganhou o primeiro prémio com um trabalho que pretende melhorar a qualidade de serviço do sistema eléctrico.

“Já existem soluções que são as réguas convencionais, aquelas tomadas com botão, só que acabam, na prática, por deixar de ser solução porque, em termos de usabilidade, são pouco práticas”, acrescenta. O projecto consiste na reformulação das referidas réguas, “dando-lhes uma nova vertente que é serem compatíveis com os hábitos dos utilizadores”, como refere o aluno..

Pedro Ribeiro e Rodolfo Martins desenvolveram três produtos. “Um para equipamentos audiovisuais que têm a capacidade de ser controlados remotamente pelos próprios comandos dos equipamentos, em vez de ser necessária uma deslocação à régua para desligar no botão, e dois produtos para equipamentos informáticos, que permitem desligar a energia fornecida ao computador depois de este ser desligado”, descreve Pedro Ribeiro.

A utilização destes equipamentos, cujo projecto obteve uma menção honrosa no concurso “Ideias Luminosas” da EDP, permite reduzir até 90% o consumo de energia nos electrodomésticos desligados e em modo stand by. Segundo Pedro Ribeiro “esta é uma maneira de ir ao encontro dos hábitos das pessoas para conseguir obter poupanças”.