à entrada paraa 24ª jornada da Liga, o FC Porto continua a liderar a tabela. A quatro pontos do Sporting e motivada pelo resultado em Old Trafford, a turma de Jesualdo Ferreira recebe, este sábado, o Estrela da Amadora.

E se a equipa azul-e-branca só pode ter razões para sorrir (apesar das lesões de Fucile e de Benítez), o mesmo não acontece com o clube da Reboleira. Os «tricolores» continuam a viver o drama dos salários em atraso mas, numa altura em que ocupam o décimo lugar na tabela, viajam ao Dragão com a esperança de alcançar a Académica que tem, apenas, um ponto de vantagem.

Na perseguição ao líder, o Sporting aponta o alvo ao primeiro posto. Para isso terá de vencer na recepção à Naval. O plantel leonino tem estado a par com uma onda de lesões, onde Rochemback, Vukcevic e Grimi são baixas confirmadas. Uma boa notícia para o técnico Paulo Bento é a recuperação de Izmailov que, a recuperar de lesão, já integrou o grupo de trabalho e deve apresentar-se frente à Naval. A equipa da Figueira da Foz está no décimo primeiro lugar, com 24 pontos, e não ganha para o campeonato há três jornadas.

Logo atrás dos homens de Alvalade, a apenas um ponto, o Benfica digere ainda as muitas críticas que se ouviram esta semana relativas às más prestações da equipa. No entanto, o plantel diz não estar afectado e, na Luz, prepara-se a recepção à Académica.

Para o jogo de sábado, Quique Flores, que passa pelo pior período desde que chegou a Lisboa, não poderá contar com Luisão, Moretto e Suazo, lesionados, mas Katsouranis e Reyes – este último trabalhando ainda sob vigilância médica – já treinaram sem limitações. Os «estudantes» rumam à Luz posicionados no nono lugar da tabela a apenas dois pontos de diferença para o Vit. Guimarães e, por isso, estão obrigados a vencer já que o Estrela da Amadora ameaça assaltar o lugar.

Um ponto separa o Minho da Madeira na luta pela Europa

A luta pelo acesso à Europa também continua intensa. O Sp. Braga parte na frente, no quarto lugar da classificação. A turma do Minho vem de uma vitória por três bolas sem resposta ante os setubalenses mas, este fim-de-semana, desloca-se à Madeira para defrontar o Marítimo.

Em quinto lugar encontra-se o Nacional, com menos um ponto que os bracarenses, e que se defronta um Trofense a lutar pela manutenção. Seguem-se Marítimo e Leixões, sexto e sétimo classificados, respectivamente, com a mesma pontuação (35 pontos). Cada vez mais longe da Europa estão os vimaranenses, em oitavo lugar na tabela e que, esta semana, têm uma deslocação difícil a Paços de Ferreira.

Na luta pela fuga à linha-de-água está o Trofense, antepenúltimo classificado, que recebe o Nacional da Madeira. Com menos dois pontos e em penúltimo está o Belenenses. A equipa de Jaime Pacheco também joga em casa e recebe o Vit. Setúbal, que está em décimo-terceiro lugar.

Em último lugar mas com os mesmos pontos que o Belenenses (17), o Rio Ave vai a Matosinhos defrontar o Leixões.